noticias73 Seja bem vindo ao nosso site Agito Ivinhema!

Mato Grosso do Sul

Usinas da Raízen em Mato Grosso do Sul podem estar à venda

Publicada em 21/03/25 às 10:27h - 206 visualizações

Agito Ivinhema


Compartilhe
Compartilhar a noticia Usinas da Raízen em Mato Grosso do Sul podem estar à venda  Compartilhar a noticia Usinas da Raízen em Mato Grosso do Sul podem estar à venda  Compartilhar a noticia Usinas da Raízen em Mato Grosso do Sul podem estar à venda

Link da Notícia:

Usinas da Raízen em Mato Grosso do Sul podem estar à venda
 (Foto: Agito Ivinhema)
O empresário Rubens Ometto pretende vender todos os ativos que forem necessários para desalavancar o grupo Cosan, informam fontes ouvidas pela coluna Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Segundo a apuração, Ometto quer se desfazer da refinaria e dos postos da Raízen na Argentina – o que já foi informado anteriormente em uma reportagem da Bloomberg –; das usinas de açúcar e etanol da Raízen no Mato Grosso do Sul; e do terminal no porto São Luís (MA).
Atualmente, a Raízen possui três usinas em Mato Grosso do Sul, uma no município de Caarapó e duas em Rio Brilhante: Parque de Bioenergia Rio Brilhante e Parque de Bioenergia Passa Tempo.
Em dezembro, uma reportagem do Globo Rural levantou a possibilidade de venda da usina em Leme (SP). Em comunicado ao mercado enviado em resposta à reportagem, a Raízen afirmou que “vem seguindo uma estratégia de reciclagem do seu portfólio, com vistas a otimizar sua estrutura de ativos e reduzir o endividamento”.
No ano passado, a Raízen ainda anunciou a paralisação da unidade MB, em Morro Agudo (SP). “É uma hibernação que vai trazer um benefício de redução de custo em duas das nossas unidades, a Santa Elisa e a Vale do Rosário”, disse o então CEO da Raízen, Ricardo Mussa, a investidores.
Na divulgação dos resultados referentes ao segundo trimestre da safra 2024/25, Mussa afirmou que foram identificadas algumas “tail mills”, o que ele define como unidades “que não fazem tanto sentido” para o portfólio da Raízen.
Segundo o executivo, as usinas em questão seriam menores e não envolveriam planos de investimentos em etanol de segunda geração (E2G). “Temos uma discussão muito ativa nisso agora. (...) Tem outras unidades que fazem sentido hoje”, revelou.
Atualmente, a Raízen possui 35 usinas. Destas, quatro possuem plantas de E2G – Costa Pinto, em Piracicaba (SP); Bonfim, em Guariba (SP); Univalem, em Valparaíso (SP); e Barra, em Barra Bonita (SP). Entretanto, a unidade de Piracicaba está paralisada e as duas últimas da lista ainda aguardam autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar.
A princípio, a Raízen anunciou investimentos em outras cinco unidades: Vale do Rosário, em Morro Agudo (SP); Gasa, em Andradina (SP); Jataí, em Jataí (GO); Tarumã, em Tarumã (SP); e Caarapó, em Caarapó (MS). Os aportes, contudo, podem estar em análise.
A Raízen é a maior produtora de açúcar e biocombustível do Brasil, possuindo as três usinas em Mato Grosso do Sul, uma no município de Caarapó e duas em Rio Brilhante.
Dados da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), de 2023/2024, mostram que o setor segue em crescimento em Mato Grosso do Sul.
A produção de açúcar ultrapassou 2 milhões de toneladas, quantidade 55% maior em relação ao mesmo período do ciclo anterior e a maior já registrada no Estado.
“É um importante marca para Mato Grosso do Sul, que já é o 5º maior produtor de açúcar do País, sendo o alimento um dos principais produtos que contribuem para a receita de exportação na balança comercial do Estado”, destacou Diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes, ao Portal do Agronegócio.
A produção de etanol somou 3,2 bilhões de litros até 30 de novembro. Desses, são 2,2 bilhões de litros de etanol hidratado e 1 bilhão de litros de anidro a partir da cana-de-açúcar e do milho, volumes 25% maior e 1% menor, respectivamente, em relação ao mesmo período do ciclo anterior.
Cosan é um conglomerado brasileiro com negócios nas áreas de açúcar, álcool, energia, lubrificantes, e logística. Rumo Logística; transporte ferroviário: Radar; Moove; óleo lubrificante e Raízen.
(Nova Cana: com informações de O Globo e Globo Rural)



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (67)99997-0369

Copyright (c) 2025 - Agito Ivinhema
Converse conosco pelo Whatsapp!